Enfim, Lisboa

Conheci boa parte de Lisboa. Andei tanto que a Ivete vai ter inveja das minhas pernas e da minha cor.

Encontrei Camões e Vasco da Gama no Mosteiro dos Jerônimos, tirei foto perto do túmulo deles e não sorri, porque eles estavam mortos. No próprio mosteiro fiquei pensando como turista erra...eles veem as coisas pela lente da camera, nao sentem os lugares, sabe?
E eu fiquei bem atenta para não fazer igual. Isso nao quer dizer que eu nao tenha fotos lindas. Depois por um instante achei aqueles passeios turisticos de onibus uma enganação. Eu nao fiz, mas fiquei pensando em como as pessoas se contentam em ver as coisas da janela pra dizer que foram.

Fomos no monumento do empurra empurra portugues (esqueci o nome, mas na hora que eu vi, esse foi o meu comentário) e no chão estava desenhado os lugares e os anos que os portugueses foram para cada país...daí tirei uma foto dominando a América latina e esse é o que conquistei no war do chão até agora.

Fui no parque imperial, na torre de belem, no centro cultural de belem, almocei no jardim das oliveiras, como a Tia Élia recomendou e comi pastelzinho de belem de sobremesa e quis contrariar o que todo mundo fala: que você nao vai comer só um. Pois bem...peguei fila duas vezes.

De lá fomos para o castelo de são jorge, que tem uma vista linda. Fomos na rua da prata e na praça do comércio. Andamos um pouco mais e viemos pro hostel, e eu estava cansada. Tranquei o armario com a chave dentro. Isso deve ser super normal, porque fui na recepção e ela me deu um alicatão. Tudo resolvido.

Tem uma menina da republica tcheca (é assim que escreve?) no nosso quarto que é bem fofa. A primeira coisa que ela perguntou foi se a gente nao fala ssshhh...de ora poixxx...e ela disse que odeia. hahahaha
A gente se comunica em ingles e ela fala pra dentro, o que às vezes dá um pouco de preguiça de ficar falando what?, mas a gente sempre fala porque descobre que se não disser não tem como continuar a conversa.

Amanhã estamos indo pra coimbra...consegui reservar o albergue, mas nao vejo a hora de poder arrumar minhas coisas.

10 comentários:

  1. Quando li, pareceu que eu estava aí e não aqui... Bjos e saudades, Patty

    ResponderExcluir
  2. Amiga, se Portugal tivesse colonizado a Itália, você também deveria tê-la conquistado no war do chão, assim como dominou seu idioma.

    Eu aposto que você fala inglês pra não ofender os lusitanos: se Camões ou Vasco da Gama, para quem você não sorriu nas fotos ao túmulo, te ouvissem falando português, decerto esta hora estariam ainda em seus caixões, mas de bruços.

    Eu tenho uma pergunta pra fazer. Se pastelzinho de belém é português, por que é que vende no Habibb's?

    Inté.

    ResponderExcluir
  3. Paulinha! Já sou sua assídua leitora. Que delícia o jeito de vc contar suas jornadas... Ri e ri.

    Boa estadia em "Purrtugall".
    Um beijo gde

    ResponderExcluir
  4. Eu conquistaria a Europa, Oceania e um continente a minha escolha.
    Ótimo texto!
    Muita saudade.

    Grande Beijo.

    Primo.

    ResponderExcluir
  5. Paula Spínola, vai se catar!!!! entro no meu email na facu, e vejo seu email avisando que vc tinha dado notícias por aqui(fiquei mega feliz)...como na faap é vetada a internet p algumas coisas, o seu blog tb era e eu não consegui entrar...dai chego aqui no meu trab, a 1ª coisa que eu faço é entrar p saber como vc ta, e vc escreve desse jeito formal, como se vc tivesse escrevendo um livro e não falando com amigos...
    entra já nisso e escreve direito...

    ResponderExcluir
  6. Paulinha
    Estamos tentando incluir comentário há alguns dias. Não sei se consiguimos desta vez.
    Marcos e Regina

    ResponderExcluir
  7. Tio e Tia vcs conseguiram sim comentar. Demora um pouco para aparecer pq eu preciso aceitá-lo e só vejo qndo entro aqui!

    Estou adorando a cidade histórica.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. Coconut, é bom ver q vc não muda nunca.
    CRICA.

    ResponderExcluir
  9. Nabuco,

    chamar o pastel de azia de pastel de belem é uma ofensa das grandes.
    mi italine continue dande orgulhe por onde passe, ma que.
    Sou orgulho por onde passo, duco.
    Por sinal, vou estudar literatura e vc vai amar conversar comigo.
    tchau

    ResponderExcluir
  10. AMIGA, VOCE É UMA AULA!

    ResponderExcluir