'Aconteceu da mísera e mesquinha que depois de ser morta foi Rainha'


Túmulo da Rainha póstuma Inês de Castro, que teve o romance proibido com Dom Pedro I.
Ela foi morta aqui em Coimbra, mas seu túmulo foi transferido para o Mosteiro de Alcobaça, o que valeu a visita na cidade.
'Estavas, linda Inês, posta em sossego.
De teus anos colhendo o doce fructo
Naquele engano da alma, ledo e cego,
Que a Fortuna não deixa durar muito,
Nos saudosos campos do MONDEGO
Dos teus fermosos olhos nunca enxuito...´
Trecho dos Lusíadas.
Inês chorava à margem do Rio Mondego; eu desci o rio de caiaque esses dias.

Um comentário:

  1. Tive que te ver pelo Facebook da mamãe... Só porque eu não sou virtualmente social, você me ignora, né? Tenho saudades, viu? Faz uma forcinha e me manda algumas fotos por e-mail, picasa, correio, sei lá... Mas manda...

    ResponderExcluir